Nessa postagem temos por objetivo mostrar um pouco mais da América Latina, uma grande nação que mesmo com suas dificuldades, consegue superar e viver com alegria. No vídeo abaixo, tentamos retratar um pouco mais das belezas e maravilhas presentes nos 20 países independentes que a compõe, tentando mostrar o lado positvo dessa grande nação, que na maioria das vezes tem apenas seus problemas e dificuldades expostos.
América Latina. Apenas o nome já remete a preconceitos na visão mundial, e até na visão de seus próprios habitantes. Mas qual seria a razão para essa “aversão” a este grupo de países? A América Latina é composta por trinta e um países, todos considerados países de Terceiro Mundo, ou seja, não tão desenvolvidos como as grandes potências, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, consideráveis falhas na estruturação e organização de sua sociedade, e planejamentos econômicos que deixam a desejar. O modelo de colonização imposto a estes países também é considerado um motivo para o então subdesenvolvimento, diferentemente de outros países, a maioria deles foi colonizada por Espanha e Portugal, ambos utilizando modelos de forte exploração, com genocídio de povos que já existiam nestas nações e utilização de trabalho escravo por muito tempo, o que causou o atraso econômico destes em relação a outras nações. Pode-se perceber que não foram apenas erros dos governos dos países da América Latina os únicos culpados pela situação atual, mas que também houve uma grande contribuição internacional para que se chegasse a este ponto, deixando, esta grande nação dependente e à mercê de outras.

América Latina: Uma fusão de culturas
Por outro lado esta grande nação vem se destacando no cenário mundial por conta própria, sem depender de países que já estão no auge para ajudá-los. Vê-se que mesmo no período de crise mundial alguns países da América Latina não estão sendo tão afetados como outros. A grande preocupação é com o México, até o momento foi um dos países da América Latina mais afetados com a crise financeira, foi calculado uma queda de 3,7% do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, além disso o problema agrava-se devido a gripe suína, economistas mexicanos estimam que a queda do PIB possa chegar a 4,8%. Calcula-se que a paralização de parte da economia do país esteja causando um prejuízo diário de 55 milhões de dólares apenas na capital.
Gripe Suína assola o México
Em outro ângulo pode-se observar que a América Latina tem se destacado principalmente na área de turismo. Devido a sua localização privilegiada e a grande diversidade de recursos naturais e culturais, há muitos estrangeiros interessados em conhecer um pouco mais das belezas presentes nas praias, um dos principais pontos turísticos destes países, e participar das festas populares mais conhecidas do mundo, como o carnaval que ocorre no Brasil. Contudo, o que falta nestes países é um planejamento estratégico, associando o público e o privado para promover o turismo. Com rodovias, ferrovias e portos em má qualidade, além da falta de segurança, o turismo na América Latina possui muitas falhas. Outro fator que o destaca no exterior são as qualidades dos filmes e novelas produzidos em alguns destes países. Para divulgar um pouco mais dessa cultura tão distinta e interessante foi criado na Rússia um festival denominado Festival do Cinema Moderno da América Latina, este irá colaborar para a aproximação da Rússia e América Latina. Os filmes deste festival refletem a vida real dos latino-americanos, permite conhecer sua história e tradições. Em geral os contatos culturais são muito importantes, eles conduzem à interação mútua e à aproximação dos povos.
Fernando de Noronha: uma das belezas naturais deste grupo de países
Enfim, nossa grande nação tem demonstrado crescimento nos últimos anos, e nós nos destacamos em alguns cenários, não muito ainda no econômico, mas com medidas eficazes tomadas pelos governos dos países, talvez consigamos alcançar o desenvolvimento sustentável, se ainda não estamos no nível que desejamos, é importante ressaltar o enorme crescimento ao longo dos últimos anos. E uma grande parte disso se deve a fatores externos, como políticas governamentais e questões básicas da sociedade, por outro lado, existem muitas iniciativas que só exige o próprio esforço, dedicação e coragem dos poderes empreendedor e do executivo existentes na própria América Latina.
Manifestação: América Latina soberana
Achamos Interessante tanto o vídeo quanto a matéria.Gostei em particular de saber do festival de cinemas e dos filmes apresentados e de suas realidades. Ficou um pouco cansativa a leitura, porém o conteúdo vale a pena aprender. Espero que continuem assim e que nas proximas oportunidades ilustrem um pouco as reportagens.
ResponderExcluirUm grande abraço
e boa sorte!
Garotas o blog de vocês está com um ótimo conteúdo e interessantes imagens que retratam verdadeiramento o tema abordado.Sucesso!
ResponderExcluir